São Paulo, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EQUIPE ECONÔMICA
Sabatina de indicado ao comando do BC deve durar até seis horas
Armínio Fraga será ouvido pelos senadores amanhã

RAQUEL ULHÔA
da Sucursal de Brasília

O presidente indicado do Banco Central, Armínio Fraga, será submetido amanhã, a partir das 9h, à arguição pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Os senadores governistas montaram um esquema para tentar favorecer o desempenho de Armínio. Já a oposição planeja explorar as relações do economista com o mercado financeiro e a política de juros altos.
Os cinco novos diretores indicados para o Banco Central também serão sabatinados na mesma sessão da CAE, que poderá durar de cinco a seis horas, segundo previsão do senador Fernando Bezerra (PMDB-RN), eleito ontem presidente da CAE.
Prevendo uma sessão agitada, Bezerra avisou que não vai "permitir tumultos" e que vai controlar as intervenções dos senadores.
O governo tem segurança quanto à aprovação dos nomes, já que tem 22 dos 27 votos na CAE e a maioria no plenário (a oposição tem apenas 14 dos 81 senadores). Mas quer usar a arguição para convencer a opinião pública da competência de Fraga e acalmar o mercado.
Os próprios aliados farão perguntas sobre as ligações de Armínio com o megainvestidor George Soros (seu patrão até a indicação para o BC) e as recentes denúncias -não comprovadas- a respeito de vazamento de informações ao mercado financeiro.
Ontem, em apenas dez minutos depois de aberta a inscrição, mais de 20 senadores se inscreveram para fazer perguntas a Armínio e aos demais diretores. O petista Eduardo Suplicy (PT-SP) terá de reduzir as "três laudas" que elaborou com perguntas que gostaria de fazer.


Além de Armínio Fraga, serão sabatinados os seguintes diretores indicados: Daniel Gleizer (Assuntos Internacionais), Luiz Fernando Figueiredo (Política Monetária), Sérgio Werlang (Política Econômica), Luiz Carlos Alvarez (Fiscalização) e Edison Bernardes (Administração).



Texto Anterior: Luís Nassif: A proposta Lerner
Próximo Texto: Preparei-me a vida inteira, diz indicado
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.