São Paulo, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÉDITO EXTERNO

Brasil espera acordo com o FMI para lançar bônus

da Sucursal de Brasília

O Banco Central espera retomar os lançamentos de bônus da República no exterior após a revisão do acordo com o FMI.
Para o BC, os novos entendimentos com o Fundo, que devem estar aprovados em março, permitirão reconquistar a confiança dos investidores, segundo informou a assessoria da instituição.
Desde fevereiro de 1998 o governo está fora do mercado, pois a crise fez disparar os juros exigidos pelos investidores.
A retomada dos lançamentos é considerada fundamental pelo BC para fixar um preço de referência para que empresas privadas e estatais façam suas próprias emissões.
O governo vem observando de perto o mercado internacional desde a moratória russa, em setembro de 1998, para encontrar o que define como "janela de oportunidade" para voltar ao mercado.
De lá para cá, o BC foi sondado por bancos interessados em organizar o lançamento de papéis, mas recusou as ofertas, que pediam juros altos demais. O receio era chancelar uma taxa alta, encarecendo as captações de empresas.
A desvalorização do real, em janeiro, voltou a fechar o mercado. A assessoria do BC informou que, desde então, a instituição não foi sondada para novos lançamentos.
Na semana passada, a Argentina colocou títulos no mercado.


Texto Anterior: Preparei-me a vida inteira, diz indicado
Próximo Texto: Governo negocia US$ 1,5 bi com Bird
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.