São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2005

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GUERRA DOS VIDEOGAMES

Empresa tenta tirar a liderança da Nintendo; americanos passam a noite na filas da lojas

Sony lança PlayStation portátil nos EUA

DA BLOOMBERG

A Sony, segunda maior fabricante mundial de produtos eletrônicos, colocou à venda ontem um lote de 1 milhão videogames PlayStation Portable (PSP) nos Estados Unidos e no Canadá e esperava vender ainda ontem os aparelhos. A venda ocorre num momento em que a empresa pretende conquistar um mercado dominado pela Nintendo há mais de 15 anos.
A Sony poderá ter de instalar mais fábricas para atender a demanda nos próximos meses, informou Jack Tretton, vice-presidente-executivo da divisão norte-americana da Sony. A empresa monta os aparelhos na fábrica de Chiba (Japão) e vai duplicar a produção para 2 milhões de unidades/mês em alguns meses.
O PlayStation Portable, comercializado a US$ 250, é a primeira tentativa da Sony, com sede em Tóquio, de desafiar a Nintendo no mercado de aparelhos portáteis para jogos, que movimenta US$ 4,5 bilhões. O novo portátil da Sony reproduz jogos, filmes e gravações fonográficas.
A Etronics, importadora brasileira de eletroeletrônicos, anuncia o modelo Sony PSP por R$ 1.999 em seu site (www.etronics.com.br). Segundo o departamento de vendas, a unidade está no mostruário há um mês, mas ainda não houve pedidos.
A assessoria da Sony não soube informar quando o produto será comercializado no país.
"A Sony vai lutar para atender a demanda por seu produto, por se tratar de um novo aparelho e de um aparelho divertido, novo e empolgante que vai movimentar o mercado de aficionados em jogos", disse P.J. McNealy, analista da American Technology Research, em San Francisco. "Isso vai vender, até acabar, esta noite [ontem], vai se esgotar durante o verão [de junho a setembro], e será um produto de muito sucesso no outono [setembro a dezembro]."
A empresa prevê manter o preço de US$ 250 mesmo na temporada de festas de final de ano. O aparelho também armazena gravações fonográficas e fotos e vem como o filme "Homem-Aranha 2", da Sony Pictures Entertainment, no disco.
A Sony poderá captar 41% do volume de aparelhos para jogos vendidos em 2006, num mercado que deverá mais que duplicar para US$ 11,2 bilhões, a partir dos US$ 4,5 bilhões de 2004, informou a DFC Intelligence, com sede em San Diego.
O PlayStation Portable poderá render vendas de US$ 790 milhões para a Sony em 2005, segundo informou Gary Cooper, analista do Banc of America.
"Vou passar a noite inteira e o dia inteiro jogando com ele", disse Jossle Sison, 18, ao iniciar sua 36ª hora de espera na fila que se formou na entrada da PlayStation Store de São Francisco para a compra do aparelho. Sison, o segundo da fila, esperava na companhia de Richard Roth, seu colega na Petsmart, que era o primeiro da fila. A dupla, juntamente com outros dois madrugadores, dormiu por turnos.
Sison disse que previa pagar cerca de US$ 270 por seu PlayStation Portable, incluindo impostos, e que lhe sobraria dinheiro suficiente para a compra de um jogo de US$ 40 e para pagar um táxi de volta para casa. Ele pretendia comprar o jogo de artes marciais "Darkstalkers Chronicle", da Capcom.
O PSP reproduz jogos produzidos por empresas como a Electronic Arts, a Activision Inc. e a Capcom, distribuídos pela Universal Media Disk, controlada pela Sony. O disco tem capacidade para armazenar mais que o triplo do volume de informações que um CD-ROM. Entre os 24 jogos disponíveis no lançamento estão o jogo de golfe "Tiger Woods PGA Tour" e o jogo de skate "Tony Hawk's Underground 2 Remix".


Com a Reportagem Local

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