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GUERRA DOS VIDEOGAMES
Empresa tenta tirar a liderança da Nintendo; americanos passam a noite na filas da lojas
Sony lança PlayStation portátil nos EUA
DA BLOOMBERG
A Sony, segunda maior fabricante mundial de produtos eletrônicos, colocou à venda ontem
um lote de 1 milhão videogames
PlayStation Portable (PSP) nos
Estados Unidos e no Canadá e
esperava vender ainda ontem os
aparelhos. A venda ocorre num
momento em que a empresa
pretende conquistar um mercado dominado pela Nintendo há
mais de 15 anos.
A Sony poderá ter de instalar
mais fábricas para atender a demanda nos próximos meses, informou Jack Tretton, vice-presidente-executivo da divisão norte-americana da Sony. A empresa monta os aparelhos na fábrica
de Chiba (Japão) e vai duplicar a
produção para 2 milhões de unidades/mês em alguns meses.
O PlayStation Portable, comercializado a US$ 250, é a primeira tentativa da Sony, com sede em Tóquio, de desafiar a Nintendo no mercado de aparelhos
portáteis para jogos, que movimenta US$ 4,5 bilhões. O novo
portátil da Sony reproduz jogos,
filmes e gravações fonográficas.
A Etronics, importadora brasileira de eletroeletrônicos, anuncia o modelo Sony PSP por R$
1.999 em seu site (www.etronics.com.br). Segundo o departamento de vendas, a unidade
está no mostruário há um mês,
mas ainda não houve pedidos.
A assessoria da Sony não soube informar quando o produto
será comercializado no país.
"A Sony vai lutar para atender
a demanda por seu produto, por
se tratar de um novo aparelho e
de um aparelho divertido, novo
e empolgante que vai movimentar o mercado de aficionados em
jogos", disse P.J. McNealy, analista da American Technology
Research, em San Francisco. "Isso vai vender, até acabar, esta
noite [ontem], vai se esgotar durante o verão [de junho a setembro], e será um produto de muito sucesso no outono [setembro
a dezembro]."
A empresa prevê manter o
preço de US$ 250 mesmo na
temporada de festas de final de
ano. O aparelho também armazena gravações fonográficas e
fotos e vem como o filme "Homem-Aranha 2", da Sony Pictures Entertainment, no disco.
A Sony poderá captar 41% do
volume de aparelhos para jogos
vendidos em 2006, num mercado que deverá mais que duplicar
para US$ 11,2 bilhões, a partir
dos US$ 4,5 bilhões de 2004, informou a DFC Intelligence, com
sede em San Diego.
O PlayStation Portable poderá
render vendas de US$ 790 milhões para a Sony em 2005, segundo informou Gary Cooper,
analista do Banc of America.
"Vou passar a noite inteira e o
dia inteiro jogando com ele",
disse Jossle Sison, 18, ao iniciar
sua 36ª hora de espera na fila que
se formou na entrada da PlayStation Store de São Francisco para a compra do aparelho. Sison,
o segundo da fila, esperava na
companhia de Richard Roth, seu
colega na Petsmart, que era o
primeiro da fila. A dupla, juntamente com outros dois madrugadores, dormiu por turnos.
Sison disse que previa pagar
cerca de US$ 270 por seu PlayStation Portable, incluindo impostos, e que lhe sobraria dinheiro suficiente para a compra
de um jogo de US$ 40 e para pagar um táxi de volta para casa.
Ele pretendia comprar o jogo de
artes marciais "Darkstalkers
Chronicle", da Capcom.
O PSP reproduz jogos produzidos por empresas como a Electronic Arts, a Activision Inc. e a
Capcom, distribuídos pela Universal Media Disk, controlada
pela Sony. O disco tem capacidade para armazenar mais que o
triplo do volume de informações
que um CD-ROM. Entre os 24
jogos disponíveis no lançamento estão o jogo de golfe "Tiger
Woods PGA Tour" e o jogo de
skate "Tony Hawk's Underground 2 Remix".
Com a Reportagem Local
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