UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Pesquisa sobre desemprego causou a crise

DA REPORTAGEM LOCAL

O motivo da disputa entre a Fundação Seade e o Dieese é a soma dos índices de desemprego calculados na PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) realizada e divulgada mensalmente pelas duas instituições.
Na divulgação, os técnicos somam o desemprego aberto (quem procura emprego nos últimos 30 dias e não executou nenhum tipo de atividade remunerada na semana anterior à entrevista da pesquisa), o desemprego oculto pelo trabalho precário (quem fez "bico" na semana anterior à pesquisa e procurou emprego) e o desemprego oculto pelo desalento (desiste temporariamente de procurar trabalho, mas foi atrás de uma vaga nos últimos meses) para chegar a uma taxa de desemprego total.
Em abril, essa taxa chegou a 20,6% da população economicamente ativa -13,6% referentes ao desemprego aberto e 7%, ao oculto.
A pesquisa começou a ser divulgada em 1985. Na época, técnicos do Dieese e economistas como os ex-ministros José Serra e Paulo Renato de Souza trabalharam juntos para criar metodologia de cálculo do desemprego que refletisse características do mercado de trabalho, como a alta informalidade.


Texto Anterior: Metodologia não muda, diz Eli da Veiga
Próximo Texto: Fila do desespero: Emprego de gari atrai mais 10 mil pessoas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.