São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minério de ferro deve ter preço recorde em 2007

DA BLOOMBERG

Os preços do minério de ferro devem bater recorde em 2007 devido à disparada da demanda pela matéria-prima -utilizada na fabricação do aço- por parte da China, disse o JPMorgan Securities. A China é o maior produtor de aço do mundo.
Os preços dos contratos de minério de ferro para o ano que se iniciará em 1º de abril de 2007 devem subir 7,5%, segundo analistas do JPMorgan. Os preços do minério vêm subindo há quatro anos e registraram alta de 19% em 2006, atingindo seu maior valor histórico.
A BHP Billiton, a maior mineradora do mundo, disse em junho que o consumo mundial de aço aumentará 5,8% em 2007, puxado pela aceleração da expansão econômica e pela demanda chinesa. Vale do Rio Doce, BHP e Rio Tinto controlam 75% do comércio mundial de minério de ferro.
"As três grandes do setor têm poder de fixação de preços e não vislumbram nenhuma ameaça de peso por parte das novas empresas", disse Jon Bergtheil, do JPMorgan.
A Vale do Rio Doce, a maior produtora mundial de minério de ferro, aumentará em 40% suas vendas da matéria-prima neste ano para a China, segundo José Carlos Martins, diretor-executivo do setor de ferro da empresa.
"O setor siderúrgico chinês está crescendo muito rápido", disse. "Se a oferta for maior do que a demanda, ela pesará sobre os preços, mas não vivemos essa situação atualmente."


Texto Anterior: Agências de risco baixam nota da Vale
Próximo Texto: Mineradora e Petrobras animam investidor, e Bolsa sobe 0,69%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.