São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Menor poupança gera necessidade de elevar os juros

ÉRICA FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma regra em finanças é que, quanto maior a necessidade de financiamento de um devedor, maiores serão os juros cobrados por seus credores para lhe emprestar mais recursos. Esse é o quadro que ameaça as economias norte-americana e mundial no médio prazo.
Há também razões macroeconômicas para a necessidade de alta de juros nos EUA. O nível de investimento de uma economia é igual à soma das poupanças dos setores privado nacional, público e externo.
O problema nos EUA é que essas três fontes de poupança estão em queda, o que ameaça prejudicar a capacidade de investimento e, com isso, a recuperação da economia. A saída para inverter esse quadro é, novamente, um aumento de juros, o que tende a incentivar os consumidores a poupar.
Para países como o Brasil, uma alta de juros nos EUA pode levar a uma inversão parcial do atual fluxo de investimentos. Hoje, investidores aplicam em mercados emergentes, pois os retornos nos países desenvolvidos estão baixos, situação que mudará quando os juros norte-americanos subirem.


Texto Anterior: Vôo errático: Greenspan defende corte em gasto social
Próximo Texto: Eleição dificulta austeridade fiscal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.