São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição dificulta austeridade fiscal

DE NOVA YORK

O apelo por austeridade fiscal feito por Alan Greenspan, presidente do Fed, dificilmente será atendido pela administração Bush em ano de corrida presidencial. A receita de Greenspan para reduzir o rombo orçamentário é amarga: cortes de benefícios na área de seguridade social e uma eventual elevação na taxa de juros de longo prazo, duas medidas extremamente impopulares.
Um aperto fiscal nos benefícios sociais compromete a popularidade do presidente entre os eleitores com mais de 60 anos. O voto deles pode ser decisivo, pois são tradicionalmente alinhados com os republicanos, partido de Bush.
Uma alta nos juros poderia minar o ritmo acelerado do crescimento da economia dos EUA, que tem sido uma das principais plataformas eleitorais de Bush.
Após o pronunciamento de Greenspan, Bush afirmou que cortes na área social -especialmente para aqueles que estão em vias de se aposentar- não fazem parte da sua agenda em 2004.


Texto Anterior: Saiba mais: Menor poupança gera necessidade de elevar os juros
Próximo Texto: Opinião econômica: Com amigos como esse...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.