São Paulo, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucro da Telefonica teve alta de 12%

das agências internacionais

A Telefonica SA, maior empresa de telefonia da Espanha, teve um lucro 12% superior no quarto trimestre de 1998, apesar da queda dos ganhos na América Latina, onde também ocupa o primeiro lugar no setor. Em 1998, o lucro da Telefonica aumentou 14%.
A redução de seus ganhos nos países latino-americanos afetados pela crise financeira foi compensada pelo aumento da demanda por serviços de telefonia celular.
A Telefonica, que controla 65% do mercado de telefonia celular da Espanha, viu seus lucros nesse setor triplicarem no último ano. O segmento representou 37% dos ganhos da companhia em 1998, contra 15% no ano anterior. As vendas subiram 5,7% em 1998.
Estima-se que os negócios no segmento de telefonia celular devem contribuir mais uma vez este ano para elevar os lucros da companhia, em meio ao aumento de competitividade na Espanha e à recessão no Brasil, que afeta os demais países da América Latina.
Um em cada cinco espanhóis possuía um telefone celular no final do ano passado. O número é superior ao de 11% da população espanhola em 1997, mas está abaixo da média de 24% da população da União Européia.
No segmento de telefonia fixa, os negócios não tiveram o mesmo resultado. O crescimento chegou a 2,9%, contra 9% em 1997, devido à entrada de novos competidores e do corte nos preços.
A ex-estatal espanhola também perdeu quase 10% do mercado de longa distância e de chamadas internacionais em seu primeiro ano de competição com a Retevision, a segunda empresa do setor no país.


Texto Anterior: ABN demitirá 8% de empregados no país
Próximo Texto: Luís Nassif: Um projeto para o país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.