São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

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Disponibilidade menor ocasiona choque de oferta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os chamados choques de oferta ocorrem quando os aumentos de preços não decorrem de maior demanda por parte dos consumidores. São causados principalmente por redução da disponibilidade dos produtos no mercado ou por fatores externos.
Safras quebradas por eventos climáticos são exemplos clássicos de choque de oferta. Supondo que haja na economia brasileira 50 consumidores de tomate e que, em condições normais, a produção atenda a demanda. Em um ano, no entanto, uma forte geada quebra a safra e reduz a produção para 30 tomates.
A demanda seria a mesma, de 50 consumidores. Mas a oferta só atenderia 30. A procura por unidade do produto aumentaria naturalmente. Nessas circunstâncias, os produtores teriam facilidade para majorar seus preços. Provavelmente, quem quisesse comprar a mercadoria aceitaria pagar mais por ela a correr o risco de ficar sem o produto.
Além dos produtos in natura, o Banco Central citou na ata do Copom (Comitê de Política Monetária) o aumento do preço de algumas commodities no mercado internacional como fator de choque de oferta.
Nos últimos meses, produtos básicos como metais tiveram seus preços elevados no mercado internacional devido ao maior consumo da China. Como esses produtos são cotados em dólar, mesmo que a demanda e a oferta internas estejam equilibradas, o preço sobe no mercado doméstico.
É o caso de empresas que trabalham no limite da capacidade de produção. É mais vantajoso vender para o mercado externo. Afinal, a produção (em grande parte) tem os custos pagos em reais, mas a venda é feita em moeda estrangeira -dólares, geralmente. Essas indústrias aceitam vender para o mercado doméstico, desde que recebam o mesmo do que para uma venda ao exterior -caso contrário, não há vantagem.
Nos dois exemplos, a política monetária tem pouco ou nenhum efeito sobre esse tipo de inflação. Subir ou manter os juros em nível elevado, para reduzir a demanda interna, não impediria os aumentos de preços dos produtos.


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