UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Greenspan vive delicado equilíbrio

DO "FINANCIAL TIMES"

Ao optar por um corte de 0,25 ponto percentual, em lugar do 0,5 defendido por um de seus membros, o Comitê Federal de Mercado Aberto deixou espaço para um novo corte. Também adiou o dia em que se verá forçado a adotar a arriscada estratégia de ações heterodoxas. Devemos agora esperar para ver se a recuperação que o Federal Reserve (o banco central dos EUA) está esperando para o segundo semestre, já incorporada aos preços das ações, de fato se materializa.
Os gastos dos consumidores mantiveram a economia à tona, mas uma recuperação mais robusta requereria que as empresas começassem a investir. As encomendas de bens duráveis, que sofreram em maio com uma queda de 0,5% nos pedidos não relacionados à defesa (depois da queda de 2,6% registrada em abril), foi o mais recente indicador a confirmar que a recuperação posterior à guerra está demorando a surgir.
As grandes empresas continuam concentradas em manter seus balanços em ordem. A única perspectiva otimista é que, com o estímulo de um mercado vigoroso de habitação e o apoio dos esforços do Fed, sem mencionar o corte de impostos que está por entrar em vigor, o ajuste das contas domésticas dos norte-americanos pode ser adiado.
O comunicado do Fed repetiu a abordagem dupla adotada em maio: os riscos positivos e negativos para o crescimento estão mais ou menos equilibrados, mas o risco de uma queda substancial na inflação supera o de uma alta na inflação. É um delicado número de equilibrismo. Se a recuperação econômica não se materializar, os mercados cairão. Se ela surgir, a recente fraqueza do mercado de títulos pode se transformar rapidamente em uma feroz reversão.


Tradução de Paulo Migliacci


Texto Anterior: "Risco de queda na inflação é maior do que de alta"
Próximo Texto: Mercado financeiro: Investidor vende ações do Banco do Brasil
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.