São Paulo, domingo, 26 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéia começou a ser esboçada em 1957

especial para a Folha, de Berlim

A origem do euro é anterior ao Tratado de Maastricht, de 1991, que se tornou um marco da União Européia. A introdução de uma moeda comum na Europa foi até mesmo planejada para a década de 80, mas não deu certo.
Em 1957, uma série de acordos assinados em Roma previa, para o ano seguinte, a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE). Eles já tratavam a política cambial como um "assunto de interesse comum".
Outro acordo, do final dos anos 60, previa uma cooperação mais estreita na área da política monetária dentro da CEE.
Em 1970 foi lançado o "Plano Werner". Batizado com o nome do então ministro das Finanças de Luxemburgo, Pierre Werner, o plano previa, no espaço de dez anos, a união econômica e monetária da Europa.
A época, porém, marcada pela crise do petróleo e por turbulências cambiais, não foi propícia, e o plano fracassou.
Um grande impulso foi dado com a criação do Sistema Monetário Europeu (SME), em 1979. Esse sistema criou um mecanismo que fixava os câmbios das moedas dos países-membros e controlava suas flutuações. Instituiu, ao mesmo tempo, o chamado "ECU" como unidade monetária.
Mesmo depois de assinado o Tratado de Maastrich, quando foi fixada a união econômica e monetária européia para 1999, o SME sofreu vários abalos, entre eles a desaprovação do acordo pelos dinamarqueses num primeiro plebiscito, em 1992.
Nos anos seguintes, porém, o SME passou a congregar um número cada vez maior de países e hoje engloba os 15 que formam a União Européia (UE).
Em 1994 foi criado o Instituto Monetário Europeu, precursor do Banco Central Europeu e responsável por preparar a união monetária.
O Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado e de governo dos países da UE, definiu, em maio passado, os 11 países que participarão da união monetária.
Em junho foi criado o Banco Central Europeu, que tem sua sede em Frankfurt (Alemanha). (SB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.