São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério quer intensificar a fiscalização

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério do Trabalho pretende intensificar a fiscalização para apurar denúncias contra empresas que estariam usando "listas negras" para não contratar trabalhadores que recorreram à Justiça trabalhista.
Ontem, o ministro Paulo Jobim (Trabalho) designou Vera Olímpio, secretária de Fiscalização do Ministério do Trabalho, como coordenadora-geral dos trabalhos para apurar denúncias de empresas que formaram listas com o nome de trabalhadores que entraram na Justiça.
Segundo Vera, os trabalhos serão intensificados e contarão com a ajuda da Polícia Federal em alguns casos.
Ela se reuniu ontem com 70 representantes das Delegacias Regionais do Trabalho de todo o país para explicar as prioridades que deverão ser observadas pela fiscalização para combater as "listas negras".
Jobim afirmou que espera medidas rápidas com a ação em conjunto que será desencadeada pelos ministérios do Trabalho e da Justiça e por agentes da Polícia Federal.
Segundo Vera, além dos núcleos atuais contra a discriminação, que já atuam na investigação e no recebimento de denúncias, todo o corpo da fiscalização vai priorizar ainda mais as denúncias.
"A primeira ação é priorizar as denúncias recebidas. Essas empresas que forem denunciadas terão fiscalizações exemplares", afirmou Vera.


Texto Anterior: Empresas demitem e contratam por menos, diz IBGE
Próximo Texto: Instabilidade emperra campanhas salariais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.