São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

EUA esperam proposta mais "ambiciosa" da UE

DE WASHINGTON

O representante dos Estados Unidos para o Comércio, Robert Portman, disse ontem que espera até amanhã uma proposta mais "ambiciosa" da União Européia sobre corte nos subsídios agrícolas, durante uma teleconferência da qual o Brasil participará. Na sua avaliação, se as propostas não avançarem até o "início de novembro", serão poucas as chances de sucesso das negociações da Rodada Doha de comércio.
"Acredito que precisamos continuar esperando que a União Européia, em algum momento, e precisa ser rápido, atenda as necessidades", disse.
Portman comparou os próximos dias a um "sprint" de maratona -quando o atleta aumenta sua velocidade na reta final-, antes da reunião ministerial que ocorre dezembro em Hong Kong.
Na entrevista, Portman pressionou o Brasil e a Índia a serem mais incisivos na abertura de seus mercados e em negociações sobre produtos manufaturados.
Antes da entrevista, Portman participou do lançamento da Coalizão de Negócios Americana para Doha. Participam da frente a Câmara Americana de Comércio, a Associação Nacional da Indústria, empresas de tecnologia da informação e redes varejistas.
A França afirmou ontem que, se a Comissão Européia fizer uma proposta melhorada para o corte de subsídios agrícolas, o país pode estudá-la. A França pediu que a Comissão "se abstenha de fazer qualquer nova concessão no capítulo agrícola". (ID)


Texto Anterior: Sucessor de Greenspan deve se manter mais longe da política
Próximo Texto: Mercado financeiro: Estrangeiro já tirou R$ 257 mi da Bolsa no mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.