UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescimento global ajuda o Brasil

ÉRICA FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O ritmo de crescimento global no terceiro trimestre de 2003 deverá ser o mais forte das últimas duas décadas, segundo economistas. As consequências disso para o Brasil serão maior demanda pelas nossas exportações e mais investimentos diretos.
O banco norte-americano JP Morgan Chase estima que a economia mundial tenha crescido a uma taxa anualizada de 6,3% no terceiro trimestre deste ano. Esse número do PIB (Produto Interno Bruto) foi calculado por um método que faz ajustes de acordo com diferenças de preços entre os países e, por isso, dá maior peso à expansão dos países emergentes (é o método chamado "paridade do poder de compra").
O próprio crescimento da economia norte-americana, que atingiu 8,2% no último trimestre, tem impulsionado o resto do mundo. A China, que teve expansão anualizada de 18% entre julho e setembro deste ano, também tem contribuído para a retomada, principalmente do restante da Ásia.
Cingapura e Taiwan, por exemplo, cresceram a taxas anualizadas de 17% e de 24%, respectivamente, no terceiro trimestre. Segundo estimativa do JP Morgan, a Rússia crescerá outros 8%.
Tudo isso contribui para a recuperação da América Latina. Argentina e Brasil deverão ter expansão anualizada de 12,5% e 4%, respectivamente, segundo o JP Morgan. O dado do Brasil será divulgado hoje pelo IBGE.


Texto Anterior: Eurolândia: UE dá perdão a Alemanha e França
Próximo Texto: Bloco comercial: Negociação da Alca não envolverá compensações, afirma americano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.