São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

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CONSUMO

Em janeiro deste ano, o faturamento do setor chegou a R$ 11,5 bilhões

Setor de cartão de crédito cresce 22%

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado brasileiro de cartões de crédito começa o ano em alta. Projeções da Credicard indicam que em janeiro deve haver um crescimento de 22,5% contra o mesmo período de 2005, o que representa uma perspectiva de faturamento de R$ 11,5 bilhões.
Confirmado esse resultado, o mês de janeiro empatará com o desempenho de novembro de 2005, que, depois de dezembro, foi o melhor mês de 2005.
Diante do desempenho deste mês, a operadora calcula que o volume de transações com cartões de crédito chegará a R$ 155,6 bilhões até o final do ano, com crescimento de 22% sobre 2005.
Na avaliação de Fernando Chacon, vice-presidente de marketing da Credicard, a alta do faturamento do setor no primeiro mês deste ano foi sustentada pela ativação dos novos cartões emitidos em 2005 e pelo o aumento no número de estabelecimentos credenciados, que aceitam cartão, fora dos grandes centros urbanos.
Outro fator de estímulo é a migração de clientes de outras formas de pagamento. Entre 2000 e 2005, o número de cheques compensados registrou queda de 25,4%. No mesmo período, as transações com cartões de crédito cresceram 98,9%.
A emissão de novos cartões está apoiada, principalmente, em clientes de menor poder aquisitivo - renda mensal entre R$ 300 e R$ 500- que estréiam no mercado de uso de cartão. "Os novos entrantes vão ser os principais responsáveis pelo crescimento do de cartões [no mercado]", avaliou Chacon.
O fôlego para a emissão de novos cartões, afirma o executivo, vem também da transformação de cartões de redes de varejo, por exemplo, em cartões "bandeirados" (atrelados às operadoras de cartões). (CÍNTIA CARDOSO)


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