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CONSUMO
Em janeiro deste ano, o faturamento do setor chegou a R$ 11,5 bilhões
Setor de cartão de crédito cresce 22%
DA REPORTAGEM LOCAL
O mercado brasileiro de cartões
de crédito começa o ano em alta.
Projeções da Credicard indicam
que em janeiro deve haver um
crescimento de 22,5% contra o
mesmo período de 2005, o que representa uma perspectiva de faturamento de R$ 11,5 bilhões.
Confirmado esse resultado, o
mês de janeiro empatará com o
desempenho de novembro de
2005, que, depois de dezembro,
foi o melhor mês de 2005.
Diante do desempenho deste
mês, a operadora calcula que o
volume de transações com cartões de crédito chegará a R$ 155,6
bilhões até o final do ano, com
crescimento de 22% sobre 2005.
Na avaliação de Fernando Chacon, vice-presidente de marketing da Credicard, a alta do faturamento do setor no primeiro mês
deste ano foi sustentada pela ativação dos novos cartões emitidos
em 2005 e pelo o aumento no número de estabelecimentos credenciados, que aceitam cartão, fora dos grandes centros urbanos.
Outro fator de estímulo é a migração de clientes de outras formas de pagamento. Entre 2000 e
2005, o número de cheques compensados registrou queda de
25,4%. No mesmo período, as
transações com cartões de crédito
cresceram 98,9%.
A emissão de novos cartões está
apoiada, principalmente, em
clientes de menor poder aquisitivo - renda mensal entre R$ 300 e
R$ 500- que estréiam no mercado de uso de cartão. "Os novos
entrantes vão ser os principais
responsáveis pelo crescimento do
de cartões [no mercado]", avaliou
Chacon.
O fôlego para a emissão de novos cartões, afirma o executivo,
vem também da transformação
de cartões de redes de varejo, por
exemplo, em cartões "bandeirados" (atrelados às operadoras de
cartões).
(CÍNTIA CARDOSO)
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