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"Casa dos Artistas 2" e "Big Brother Brasil" devem representar um dos maiores investimentos publicitários do ano
Mídia põe R$ 100 mi nos "reality shows"
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
O ato de bisbilhotar a vida alheia
já rendeu milhões de reais aos veículos de comunicação e às agências de publicidade. A "Casa dos
Artistas 2" e o "Big Brother Brasil"
injetaram R$ 100 milhões em
anúncios e merchandising.
Deve ser um dos maiores investimentos publicitários do ano.
Corresponde, por exemplo, a cinco campanhas governamentais
sobre o racionamento de energia
-que durou oito meses e em que
foram gastos entre R$ 15 milhões
e R$ 20 milhões.
O número foi divulgado pela
Abap, principal entidade que representa as maiores agências de
propaganda do país. Para chegar
nesse volume foram contabilizados montantes gastos pelos anunciantes dos "reality shows", como
Casas Bahia e Fiat, além do valor
pago para que algumas marcas de
produtos (como Brastemp) aparecessem dentro das casas.
É possível ter uma idéia do tamanho dos investimentos se
compararmos alguns números.
Os R$ 100 milhões equivalem à
metade da verba total de mídia
em 2000 da McCann Erickson, a
maior agência do Brasil.
E é maior que o total gasto por
um candidato a presidente em
uma campanha nacional (entre
R$ 50 milhões e R$ 60 milhões).
Quem decidiu colocar a marca
da empresa nos intervalos comerciais dos programas teve de desembolsar quase R$ 5 milhões por
uma das quatro cotas da Rede
Globo. Isso com direito a anúncio
em rádio, internet, revistas, jornais e TV. No caso do SBT, os
anunciantes dispensaram R$ 11,2
milhões por cada uma das duas
cotas. No total, foram seis cotas
que somaram R$ 41, 6 milhões.
Até a terceira semana de janeiro, ninguém queria colocar a mão
no bolso e pagar o que era pedido.
Achavam um pouco caro. Em fevereiro, aceitaram pagar a quantia
exigida. Acreditavam que o retorno em audiência compensaria o
valor investido.
A Casas Bahia, por exemplo adquiriu essas cotas de participação
no "Big Brother Brasil". E depois
decidiu ter seus comerciais veiculados na "Casa dos Artistas 2". Há
rumores de que as empresas já estão sendo sondadas novamente.
Agora para anunciarem em futuros "reality shows", da Record e
da Rede TV!. "Esse formato pode
se esgotar. Por isso é preciso fazer
uma análise criteriosa para saber
onde colocar a verba de seu anunciante", diz Silvio Matos presidente da NewcommBates, agência da
Casas Bahia.
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