São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

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Pesquisa elege marcas mais lembradas

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois e meio milhões de brasileiros escolheram suas marcas preferidas na maior pesquisa realizada sobre o assunto no país. Os dados foram divulgados ontem pela Abap. Alguns destaques: o Carrefour foi mais lembrado que o Extra, a marca Veja aparece no lugar da Bombril e a Colgate pegou o posto da Kolynos. Essas mudanças chamaram a atenção das empresas de mídia.
O que as agências tentam entender é porque ocorrem mudanças na preferência do consumidor em espaços curtos de tempo. "Em alguns casos, podemos explicar as alterações como consequência da redução nos investimentos em mídia de algumas empresas", afirma Sérgio Amado, da Abap.
Essa explicação, porém, não é a única para o fato. Por exemplo: o grupo Pão de Açúcar gasta R$ 74 milhões por ano para expor a marca Extra na mídia. O Carrefour gasta R$ 60 milhões. Ou seja, ambos desembolsam altas cifras. Se as empresas investem, por que o consumidor muda de opinião?
Isso ocorre porque esses levantamentos funcionam como uma espécie de fotografia, uma imagem do momento em que foi feita a pesquisa. Num certo momento, uma marca pode estar com uma campanha mais forte na TV e pode ser mais lembrada. A análise é de Alexandre Gama, da Neogama, agência responsável pelas campanhas da Gradiente, uma das marcas de aparelho de som mais lembradas.
No geral, não foram verificadas surpresas entre as marcas escolhidas pelo público. A Abap, que realizou o levantamento com outras instituições, já acreditava que as empresas que mais investiram em publicidade seriam lembradas pela população.
A pesquisa apresentada ontem foi realizada em todos os Estados e é resultado de respostas espontâneas dos consumidores. (ADRIANA MATTOS)


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