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Pesquisa elege marcas mais lembradas
DA REPORTAGEM LOCAL
Dois e meio milhões de brasileiros escolheram suas marcas preferidas na maior pesquisa realizada sobre o assunto no país. Os dados foram divulgados ontem pela
Abap. Alguns destaques: o Carrefour foi mais lembrado que o Extra, a marca Veja aparece no lugar
da Bombril e a Colgate pegou o
posto da Kolynos. Essas mudanças chamaram a atenção das empresas de mídia.
O que as agências tentam entender é porque ocorrem mudanças
na preferência do consumidor em
espaços curtos de tempo. "Em alguns casos, podemos explicar as
alterações como consequência da
redução nos investimentos em
mídia de algumas empresas",
afirma Sérgio Amado, da Abap.
Essa explicação, porém, não é a
única para o fato. Por exemplo: o
grupo Pão de Açúcar gasta R$ 74
milhões por ano para expor a
marca Extra na mídia. O Carrefour gasta R$ 60 milhões. Ou seja,
ambos desembolsam altas cifras.
Se as empresas investem, por que
o consumidor muda de opinião?
Isso ocorre porque esses levantamentos funcionam como uma
espécie de fotografia, uma imagem do momento em que foi feita
a pesquisa. Num certo momento,
uma marca pode estar com uma
campanha mais forte na TV e pode ser mais lembrada. A análise é
de Alexandre Gama, da Neogama, agência responsável pelas
campanhas da Gradiente, uma
das marcas de aparelho de som
mais lembradas.
No geral, não foram verificadas
surpresas entre as marcas escolhidas pelo público. A Abap, que realizou o levantamento com outras
instituições, já acreditava que as
empresas que mais investiram em
publicidade seriam lembradas pela população.
A pesquisa apresentada ontem
foi realizada em todos os Estados
e é resultado de respostas espontâneas dos consumidores.
(ADRIANA MATTOS)
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