UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Anúncio não deveria ser feito durante pregão"

DA REDAÇÃO

"Foi uma medida correta. Mas por que o BC não esperou o fim do pregão para anunciá-la?" Com a pergunta, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros levantou ontem um aspecto polêmico da decisão do BC de não renovar integralmente sua dívida atrelada ao dólar.
Normalmente, bancos centrais, governos e empresas esperam o fechamento dos mercados para divulgar decisões que podem ter impacto no câmbio e nas Bolsas. Trata-se de uma precaução básica para impedir o uso indevido de informações privilegiadas.
Ontem, foi diferente. Apesar dos feriados nos EUA e no Reino Unido, o mercado funcionou normalmente no Brasil. E o BC não esperou por seu fechamento para anunciar a medida e provocar o maior aumento no valor do dólar no ano.
Colunista da Folha, Mendonça diz que foi uma "medida correta, mas feita de forma atrapalhada". Segundo ele, a decisão deveria ter sido anunciada há muito tempo. E, é claro, depois do fechamento dos mercados.


Texto Anterior: Governo segue sem intervir no câmbio, afirma Palocci
Próximo Texto: BC "adiou" medida para empresa vender moeda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.