São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

LIDERANÇA PERDIDA
As condições climáticas estão tão desfavoráveis ao trigo no Paraná que o Estado poderá perder a liderança nacional na produção do grão para o Rio Grande do Sul. Desde 1976, os gaúchos superaram os paranaenses em apenas três safras.

PRODUTIVIDADE
A avaliação é do analista José Pitoli. O plantio está sendo fora do tempo ideal no Paraná e a colheita deve ocorrer entre setembro e outubro, período de chuvas. Nas contas de Pitoli, com a quebra de produtividade o Paraná fica com produção inferior a 1,5 milhão de toneladas, volume que será superado pelos gaúchos.

CLIMA E GOVERNO
Os atuais preços do milho superam em até 30% os de há 30 dias em algumas regiões, segundo analistas da Céleres. As condições climáticas desfavoráveis para a safrinha deram fôlego aos preços. Para outros analistas, os leilões do governo também ajudam.

ACIMA DE 2005
As exportações de carnes devem voltar a superar as de 2005. Em junho, as receitas médias diárias subiram para US$ 33,4 milhões, 1,5% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Sobre maio, a alta é de 6,9%, segundo dados da Secex.

RITMO MENOR
Se as carnes retomam ritmo, o mesmo não ocorre com soja e suco de laranja. As receitas com as vendas externas desses dois produtos caíram 30% e 29%, respectivamente, neste mês em relação a idêntico período do ano passado.

IMPORTAÇÕES
A entrada de adubos e fertilizantes está mais forte neste mês. Os dados da Secex indicam que os gastos brasileiros somaram US$ 5,6 milhões por dia, 97% a mais do que os de maio. Em relação a junho de 2005, no entanto, há queda de 32%.

TEMPO BOM
Se no Brasil as condições climáticas para milho e trigo não são boas, o mesmo não ocorre nos Estados Unidos. As boas perspectivas climáticas por lá derrubaram ontem as cotações da soja em 1,9% e as do milho em 2,3%.

MANDIOCA
Para intensificar as relações comerciais, produtores tradicionais de mandioca e as indústrias do setor se reúnem amanhã em Paranavaí (PR). O evento é da Abam (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca).

PARCERIAS
A Feicorte foi produtiva para a Agrozurita. A empresa manteve contatos -e agora faz acertos- com 50 fazendas interessadas em parcerias para a produção de carnes nobres.


Texto Anterior: Risco turco dispara e já é maior que o brasileiro
Próximo Texto: Rodada Doha deve ter poucos avanços
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.