São Paulo, segunda, 27 de julho de 1998

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Levi's vende fábrica e terceiriza produção

da Reportagem Local

A Levi's está colocando à venda sua fábrica de 20 mil metros quadrados, localizada num terreno de 60 mil metros quadrados, em Cotia (SP). A Richard Ellis, consultoria especializada em imóveis comerciais, está fazendo uma avaliação para estipular o preço.
"Em duas semanas, já devemos ter chegado a um valor", diz Luiz Constantino, gerente do departamento industrial da Richard Ellis.
A fábrica, que pertence à Levi's desde 78, chegou a empregar cerca de 1.200 pessoas em meados dos anos 80. A empresa norte-americana resolveu desativá-la por considerar a terceirização da produção mais barata.
O maquinário para fabricação de jeans também será vendido. O dinheiro obtido com a venda dos equipamentos e da fábrica vai voltar para a matriz da Levi's nos Estados Unidos, informa Maria Mercedes Corrales, diretora-presidente da filial brasileira.
No Brasil, a empresa vai operar com um número de funcionários bem menor, de 80 a 100 pessoas, que ficarão em um prédio na rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, em São Paulo. O prédio será inaugurado em outubro deste ano.
"Queremos crescer muito no Brasil, mas pretendemos focar nosso negócio em marketing e design e terceirizar a produção", diz Maria Mercedes.
Ela afirma que 80% dos produtos vendidos no Brasil são feitos no país e 20% são importados dos EUA, do México e de países da Ásia. "A intenção é fabricar tudo aqui a partir de 99. Já há várias empresas trabalhando para a Levi's."
A indústria vai continuar importando o tecido para a fabricação da calça jeans modelo 501, que é fornecido por uma única empresa, a Cone Mills, dos Estados Unidos. Para outros modelos, a estratégia é desenvolver fornecedores locais.
Em dois anos, a Levi's quer dobrar o número de franquias -hoje são 180- e vender seus produtos em 800 lojas -hoje são 500- que também têm outras marcas. "As lojas serão alegres e coloridas para que o público se sinta mais à vontade."
Neste ano, a Levi's e a rede de franqueados devem gastar cerca de R$ 1,6 milhão para modificar cerca de 15 lojas. No ano que vem, o investimento será maior, pois a idéia é reformar mais 20 a 30 pontos-de-venda. O design veio da Checkland Kindleside, empresa inglesa de arquitetura e consultoria para o varejo.
Além de expandir a rede de franquias e as multimarcas, a Levi's vai lançar mais produtos de moda, acessórios e roupas para mulheres, especialmente para atender o público de 12 a 29 anos das classes A e B. (FF)



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