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Levi's vende fábrica e terceiriza produção
da Reportagem Local
A Levi's está colocando à venda
sua fábrica de 20 mil metros quadrados, localizada num terreno de
60 mil metros quadrados, em Cotia (SP). A Richard Ellis, consultoria especializada em imóveis comerciais, está fazendo uma avaliação para estipular o preço.
"Em duas semanas, já devemos
ter chegado a um valor", diz Luiz
Constantino, gerente do departamento industrial da Richard Ellis.
A fábrica, que pertence à Levi's
desde 78, chegou a empregar cerca
de 1.200 pessoas em meados dos
anos 80. A empresa norte-americana resolveu desativá-la por considerar a terceirização da produção mais barata.
O maquinário para fabricação de
jeans também será vendido. O dinheiro obtido com a venda dos
equipamentos e da fábrica vai voltar para a matriz da Levi's nos Estados Unidos, informa Maria
Mercedes Corrales, diretora-presidente da filial brasileira.
No Brasil, a empresa vai operar
com um número de funcionários
bem menor, de 80 a 100 pessoas,
que ficarão em um prédio na rua
Oscar Freire, no bairro dos Jardins, em São Paulo. O prédio será
inaugurado em outubro deste ano.
"Queremos crescer muito no
Brasil, mas pretendemos focar
nosso negócio em marketing e design e terceirizar a produção", diz
Maria Mercedes.
Ela afirma que 80% dos produtos vendidos no Brasil são feitos
no país e 20% são importados dos
EUA, do México e de países da
Ásia. "A intenção é fabricar tudo
aqui a partir de 99. Já há várias empresas trabalhando para a Levi's."
A indústria vai continuar importando o tecido para a fabricação da
calça jeans modelo 501, que é fornecido por uma única empresa, a
Cone Mills, dos Estados Unidos.
Para outros modelos, a estratégia é
desenvolver fornecedores locais.
Em dois anos, a Levi's quer dobrar o número de franquias -hoje são 180- e vender seus produtos em 800 lojas -hoje são 500-
que também têm outras marcas.
"As lojas serão alegres e coloridas
para que o público se sinta mais à
vontade."
Neste ano, a Levi's e a rede de
franqueados devem gastar cerca
de R$ 1,6 milhão para modificar
cerca de 15 lojas. No ano que vem,
o investimento será maior, pois a
idéia é reformar mais 20 a 30 pontos-de-venda. O design veio da
Checkland Kindleside, empresa
inglesa de arquitetura e consultoria para o varejo.
Além de expandir a rede de franquias e as multimarcas, a Levi's vai
lançar mais produtos de moda,
acessórios e roupas para mulheres, especialmente para atender o
público de 12 a 29 anos das classes
A e B.
(FF)
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