UOL


São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB americano sobe 3,3%, mas confiança é menor

DA REDAÇÃO

A economia norte-americana cresceu, no segundo trimestre deste ano, em um ritmo mais acelerado do que o estimado inicialmente. A atividade foi impulsionada pelo aumento no consumo e também nos gastos públicos, que foram puxados pela despesas militares da Guerra do Iraque.
Segundo números revisados, divulgados ontem pelo Departamento de Comércio dos EUA, o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu a taxa anualizada de 3,3% de abril a junho. A primeira estimativa, publicada há um mês, indicava taxa levemente menor, de 3,1%.
No primeiro trimestre do ano, a economia norte-americana havia apresentado um ritmo bem mais modesto de crescimento, com um índice anualizado de 1,4%. De acordo com analistas, no atual trimestre, que se encerra neste mês, a taxa deverá ficar acima de 4%.
Boa parte do crescimento obtido entre abril e junho se explica pelo acentuado aumento nos gastos militares, que subiram 45,8% no período. É o maior salto percentual desde 1951, na Guerra da Coréia.
Mas a confiança do consumidor norte-americano voltou a ceder. O índice produzido pela Universidade de Michigan ficou em 87,7 pontos neste mês, ante 89,3 pontos em agosto. Ainda assim, o indicador permanece bem acima do nível a que caiu em março (77,6 pontos), quando tocou o mais baixo patamar em nove anos.


Texto Anterior: Águia: Pobreza cresce e renda cai nos EUA
Próximo Texto: Polêmica: Para Marina, batalha ainda não terminou
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.