UOL


São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europeus não vêem problema

DA REUTERS

Os importadores europeus de grãos não se mostraram preocupados com a decisão brasileira de autorizar o plantio de soja modificada geneticamente. Para eles, deverá ser relativamente simples ter acesso a variedades não-transgênicas do produto.
Um importador com base na Holanda disse que, "normalmente, já podemos ter acesso a grãos que não sejam "contaminados" dos EUA como do Canadá, onde as variedades transgênicas são amplamente cultivadas". Ainda segundo ele, não haverá grandes problemas no fato de o Brasil ter autorizado o plantio de variedades transgênicas.
A União Européia proíbe hoje a comercialização de produtos que contenham grãos modificados geneticamente. Por isso é um importante mercado para os agricultores que não utilizam variedades transgênicas.
Um representante da Comissão Européia, a instância executiva da UE, declarou que não vê nenhum problema na liberalização decidida pelo país. Mas, no futuro, o Brasil terá que aderir ao sistema de rotulagem da UE, que vai especificar a origem dos grãos.


Texto Anterior: PV vai entrar com ação no Supremo
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bolsa fecha semana com perdas de 6,17%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.