São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

Mauro Zafalon - mzafalon@folhasp.com.br

COMPLEMENTAÇÃO
O crescimento das importações brasileiras de leite e derivados está deixando felizes os argentinos, que obtiveram US$ 504 milhões com as vendas do setor até agosto. O Brasil é um dos maiores importadores.

SOBE E DESCE
Os preços da saca de açúcar tiveram pequena recuperação ontem no mercado paulista, mas a tendência ainda é de queda. Avanço da safra nacional e queda lá fora forçam os preços para baixo.

CHEGOU MAIS CEDO
As trágicas notícias dos efeitos do clima sobre a agricultura estão chegando mais cedo do que se previa. Especialistas em clima, técnicos e produtores se reúnem hoje no Iapar, em Londrina (PR), para discutir os efeitos das estiagens sobre a atividade agrícola e sobre a economia do Estado.

ESTRATÉGIAS
A convivência nesse novo cenário que se aproxima só será possível com o desenvolvimento de plantas resistentes, técnicas para melhorar a disponibilidade de água no solo e sistemas de cultivo mais bem adaptados.

APERTO AO CERCO
O Estado vai ter de direcionar mais a atividade agrícola, inclusive com controles eficientes sobre o uso de água, diz um especialista. Zoneamento e monitoramento climático como estratégia de planejamento também deverão estar presentes nas propriedades.

APOIO À AVICULTURA
Primeiro foram os irlandeses, depois os espanhóis e, agora, os franceses. Todos vão dar fartos subsídios aos avicultores para compensar as perdas registradas pelo setor neste momento, com o avanço da gripe aviária.

NOVAS NO TRIGO
A compra de 300 mil toneladas pelo Iraque, a seca na Argentina e a queda -não confirmada- da safra australiana para apenas 13 milhões de toneladas deram nova sustentação ao trigo ontem no mercado externo. Em Chicago, o primeiro contato subiu para US$ 4,23 por bushel.

PORTAS CANADENSES
A Central Bela Vista Genética Bovina recebeu a concessão para exportar embriões congelados de bovinos para o Canadá. A autorização foi concedida ontem pela Agência Canadense de Inspeção de Alimentos.

PASSAPORTE
"O Canadá é hoje o maior fornecedor de genética bovina do mundo e tem controle sanitário rigoroso. Estar habilitado no país é como receber um passaporte para o mundo", diz Maurício Nabuco, gerente da Central Bela Vista Genética Bovina.


Texto Anterior: Otimismo com dados americanos ajuda Bovespa
Próximo Texto: Cooperativas querem mais fiscalização para o leite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.