UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para analistas, regras podem ser protecionismo

DE NOVA YORK

Entre analistas de comércio exterior, há o receio de que o "Bioterrorism Act", assinado na esteira do 11 de Setembro, possa ser usado como barreira protecionista.
"Teoricamente, o "Bioterrorism Act" poderia ser usado como forma de protecionismo, mas, se aplicado dentro das regras da OMC [Organização Mundial de Comércio], não temos como reclamar. O melhor é se adaptar rápido às exigências", diz Pedro de Camargo Neto, ex-secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura.
Para Kristin Dawkins, vice-presidente de programas internacionais do IATP (sigla em inglês para Instituto Internacional para Agricultura e Comércio), esse rigor poderia ser usado como uma espécie de barreira protecionista. "Sempre há elementos de protecionismo em leis de comércio internacional", diz. (CC)


Texto Anterior: Comércio exterior: Pequenos são maiores "vítimas" de lei dos EUA
Próximo Texto: Opinião Econômica: O dote
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.