São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS
Queda de alimentos e pequena pressão de vestuário fazem variação mensal cair de 0,31% para 0,21%
Inflação recua em São Paulo, diz Fipe

MAURO ZAFALON
da Redação

A queda dos preços dos alimentos foi mais acentuada do que se esperava, enquanto o aumento de vestuário não subiu tanto quanto a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) previa. Com isso, a inflação voltou a cair em São Paulo.
Nos últimos 30 dias terminados em 22 de abril, período chamado pela Fipe de terceira quadrissemana, os preços recuaram 0,21%, em média, contra queda de 0,31% na segunda quadrissemana.
O recuo da taxa fez a Fipe rever a inflação de abril, que deve ficar em apenas 0,20%, ao contrário do 0,30% previsto anteriormente. A inflação de maio deve ficar próxima à de abril.
Se essas previsões se confirmarem, a taxa do primeiro semestre ficaria próxima a 1%, o que deve garantir uma taxa inferior a 5% para todo o ano, na previsão de Heron do Carmo.
O cenário para a inflação nos próximos meses depende basicamente das tarifas públicas, mas o economista da Fipe não espera aumentos superiores a 12% para energia elétrica e a 9% para ônibus. A previsão de uma inflação inferior a 5% já leva em consideração esses percentuais.
Outros dois itens que poderiam desestabilizar os preços no segundo semestre seriam a ocorrência de uma geada e uma disparada do valor do dólar.
Os alimentos estão em queda há 11 semanas no índice de inflação da Fipe. A previsão para esta segunda quinzena de abril era que as quedas perdessem fôlego. Ao contrário, a redução média da terceira quadrissemana foi de 0,32%, contra 0,12% na anterior.
O setor de alimentos semi-elaborados é o que teve a queda mais acentuada, devido à redução dos preços das carnes. O frango tem os menores preços desde 95.


Texto Anterior: O fim de uma era; Bolsa do Rio faz hoje o último pregão
Próximo Texto: Juros de 18% receberam voto no BC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.