São Paulo, terça, 28 de abril de 1998

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COMÉRCIO EXTERIOR
Mercado é estratégico, diz ministro da Indústria
Brasil deve ter uma política para conquistar os países andinos

da Sucursal do Rio

O ministro José Botafogo Gonçalves (Indústria, Comércio e Turismo) disse ontem que o país precisa traçar uma estratégia para conquistar o mercado composto pelos países andinos.
O recado foi dado para uma platéia de empresários reunidos na sede da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).
Segundo o ministro, é preciso que o Brasil se prepare para o que ele chama de "concorrência cruzada".
Face à indefinição do Brasil em ocupar o mercado andino, esses países (Chile, Peru, Colômbia e Bolívia) estão muito mais voltados para o México e os Estados Unidos, afirmou Gonçalves.
O ministro disse que se trata de um mercado estratégico, "muito interessante e com um Produto Interno Bruto nada desprezível".
Quanto ao resultado acumulado das exportações no primeiro quadrimestre (12%), ele disse que o mais positivo é "ter acontecido em um momento extremamente negativo, de juros altos, menos crescimento e crise asiática".
Sobre câmbio, Gonçalves disse que as reduções no "custo Brasil" ajudam a diminuir a diferença "que pode existir entre a taxa de câmbio valorizada e aquela que seria conveniente para favorecer as exportações".
Na reunião, a AEB apresentou ao ministro um estudo feito com base na projeção do governo, que espera dobrar as exportações brasileiras até 2002. Hoje, o país tem um déficit no frete marítimo da ordem de US$ 4 bilhões, porque 94% das exportações são feitas por navios de bandeira estrangeira, de acordo com Richard Klien, conselheiro da AEB.



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