UOL


São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para senador, presidente da Anatel é "cara-de-pau"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) chamou ontem o presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, de "cara-de-pau" e "audacioso" por ter autorizado o aumento médio de 28,75% nas tarifas de telefonia (25% em média para a assinatura básica e pulso e 41,75% para habilitação).
O senador anunciou que apresentará requerimento de convocação de Schymura para dar explicações na CFC (Comissão de Fiscalização e Controle). E que, se Schymura não for convincente nos esclarecimentos, o Senado poderá forçá-lo a "renunciar".
"Se ele [Schymura] tem mandato, foi delegado pelo Congresso. Também podemos tirar o seu mandato. Se entende que pode tomar decisões isoladas, contra a população brasileira, sem seguir a orientação política e a hierarquia, tem de saber que não pode desafiar o poder emanado pelo povo."
Procurado por meio da assessoria de imprensa, Schymura não quis se manifestar ontem.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que "a nação ficou boquiaberta com o atrevimento da Anatel". Para ele, as agências reguladoras não podem usar sua autonomia "para humilhar o presidente da República".


Texto Anterior: Dirceu culpa era FHC por índices de tarifas
Próximo Texto: Opinião econômica: Internacional da concorrência próxima a Cancún
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.