São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMARGO REGRESSO
Pai retorna para conhecer o filho após ser demitido

da Agência Folha, em Londrina

O regresso ao Brasil do dekassegui Cláudio Minoru Tanaka, 37, só não foi mais amargo porque sua demissão, no Japão, possibilitou que ele conhecesse seu filho caçula, Igor, de 11 meses. Demitido em maio de uma indústria de tecelagem da região de Nagoya, Tanaka desembarcou na última quarta-feira em Londrina (PR).
Os sete anos em que o casal Cláudio Tanaka e Maria Domingas trabalhou no Japão foram produtivos. Eles conseguiram comprar uma casa, um carro e telefones na cidade de Assis (460 km a oeste de SP).
A situação começou a piorar no ano passado, quando Maria engravidou do terceiro filho do casal e foi demitida. Grávida, ela retornou a Assis com os filhos, Anderson, 16, e Jéssica, 8. Cláudio Tanaka permaneceu em Nagoya e no final do ano perdeu as horas extras.
"Sem hora extra, não existe possibilidade de economizar. O custo de vida no Japão é muito alto", afirma Tanaka.
No início de maio ele foi demitido da empresa. Ficou mais um mês no Japão na expectativa de encontrar um novo emprego. Sem emprego e "gastando as economias" ele decidiu voltar e conhecer o filho.
Apesar da crise, Tanaka ainda tem esperança de voltar a trabalhar no Japão. (JM)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.