São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia detém centenas de manifestantes

DA REDAÇÃO

A polícia reagiu energicamente aos protestos contra o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Banco Mundial e contra as políticas dos países ricos de uma maneira geral, ontem, em Washington. Centenas de manifestantes foram detidos, e um rapaz ficou ferido.
Entre 530 e 600 pessoas foram detidas, segundo a polícia. As autoridades de Washington já previam os protestos e organizaram um rigoroso esquema de segurança para que as reuniões do G-7 e do FMI transcorressem sem incidentes.
Um grupo se encontrou em um parque de Washington, logo pela manhã, e marchou dois quarteirões, até ser detido pela polícia. Os policiais fizeram um cerco em torno do grupo e algemaram quem quer que estivesse no local.
A polícia temia que até 20 mil manifestantes pudessem ir a Washington neste final de semana. Policiais circulavam pela cidade em motos e cavalos. Foram convocados homens de outros Estados para reforçar as tropas.
A repressão ocorreu em vários locais. Sempre que um grupo iniciava um protesto, era logo cercado pela polícia. Na Freedom Plaza, perto da Casa Branca, a ação dos policiais terminou com cerca de dez ônibus repletos de manifestantes detidos.


Texto Anterior: Em transe: G-7 e emergentes adotam "cláusula de calote"
Próximo Texto: Artigo: Se o G-7 é a esperança, o mundo que se prepare para o abismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.