São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Ventos favoráveis
A área de plantio de milho deverá subir para 17,4 milhões de hectares em dez anos, segundo estudo da MPrado Consultoria Empresarial. Atualmente, é de 12 milhões de hectares. O maior crescimento deverá ocorrer na safra de inverno, que poderá atingir 5,4 milhões de hectares -o dobro da área atual.

Exportações
Leonardo Sologuren, analista da MPrado, diz que o milho brasileiro está ganhando competitividade no mercado internacional devido à desvalorização cambial. As exportações do próximo ano também deverão ser aquecidas, já que o volume negociado nos contratos de vendas externas para março e abril é grande, diz ele.

Soja a preço de boi
Muitos pecuaristas do Mato Grosso do Sul trocaram os pastos pelos campos de soja nos últimos anos. Feitas as contas, estão felizes com o resultado. Em apenas seis meses produzem uma saca de soja, que vale quase quanto uma arroba de boi gordo, que demora quatro anos para ser produzida.

Bate nos 50 mi de t
Fernando Muraro, da Agência Rural, diz que a produção de soja bate nos 50 milhões de toneladas na safra 2002/3. A desvalorização cambial elevou os preços da saca para R$ 45, o que anima ainda mais o plantio da oleaginosa, principalmente no Centro-Oeste.

Comercialização aquecida
A comercialização de soja está bem mais aquecida neste ano do que no anterior. Anderson Galvão, da MPrado, diz que foram comercializados 34% da produção da próxima safra, o dobro das vendas registradas no mesmo período de 2001. No Centro-Oeste, as vendas atingem 51%.

Preços recordes
Os produtores estão recebendo preços recordes pela soja, milho, açúcar e algodão neste ano, segundo o Cepea. Além disso, a estratégia dos agricultores de comercializar a safra aos poucos gerou rendimento ainda maior para o setor.

Café expresso
Em 2001, os paulistanos beberam 3,39 milhões de xícaras de café expresso, contra 3,08 milhões em 2000, com crescimento de 10%, segundo o Sindicafé. Em cinco anos, o consumo saltou de 1% da demanda total pela bebida para 2,5%. O Brasil consome hoje 260 mil sacas de 60 kg de café de alta qualidade.

Vendas antecipadas
Há cooperativas ofertando contratos de venda futura de milho a US$ 4,50 a saca para entrega em maio. Os produtores têm, no entanto, uma certa "segurança" de que os preços serão rentáveis, mesmo nos meses de colheita, e não mostram interesse por vendas antecipadas, diz Vera Zardo, do Deral paranaense.

Conab vai a campo
A partir de segunda-feira, 44 técnicos da Conab iniciam visita a 410 municípios para realizar o primeiro levantamento de intenção de plantio da safra 2002/3 no centro-sul. O resultado será divulgado dia 17 de outubro. O governo prevê safra de 105 milhões de toneladas para 2002/3.

O peso dos agrícolas
O IGP-M registrou pressão menor dos alimentos na inflação deste mês. A evolução média do setor foi de 1,57%, contra 1,75% em agosto. O índice é apurado pela FGV.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: Bolsa tem a segunda maior queda do ano
Próximo Texto: Transe global: Bolsa de NY amarga a 5ª semana de queda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.