São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Efeito safra
Devido à boa safra de 2003, as importações de trigo deste mês são 29% inferiores às de setembro do ano passado, segundo a Secex. Neste ano, a safra nacional volta a ser boa, e as importações deverão cair ainda mais nos próximos meses.

Perda de importância
O avanço do milho e da soja nos EUA fez o país perder participação com o trigo no exterior. Nos primeiros cinco anos dos anos 80, as exportações anuais eram de 39 milhões de toneladas, volume que recuou para 31 milhões nos anos 90 e para 24 milhões nesta década.

Emprego no campo
O aumento de área plantada no Paraná gerou 19 mil novos postos de trabalho dentro da porteira na safra 2003/4, segundo Richardson de Souza, técnico do Deral. Com essa evolução, o total de trabalhadores dentro da porteira subiu para 561 mil na área de grãos. Se somada à pecuária, são 890 mil.

Os líderes
No setor de grãos, a liderança na evolução percentual fica com o algodão, que ampliou em 57,4% a oferta de emprego no período de safra. Após ser o líder em produção, o Paraná perdeu importância nesse produto. O Estado recomeça, no entanto, a ampliar a área de cultivo de algodão.

Outras culturas
Souza constatou, também, que há ampliação no mercado de trabalho de arroz irrigado (21%), de trigo (11%) e de amendoim das águas (10%). Na soja, o aumento de emprego foi de 9%, enquanto o milho, com a redução constante de área, teve queda de 9% na safra de verão e de 19% na de inverno -a chamada safrinha.

Ainda cresce
As exportações de soja continuam aquecidas. Os dados de ontem da Secex mostram que as vendas externas do complexo soja superam em 49% as do mesmo período de 2003. Outro setor de destaque são as carnes, que podem chegar a US$ 590 milhões neste mês.

Nova pressão
Os preços agrícolas voltaram a subir com maior intensidade em São Paulo. Dados do Instituto de Economia Agrícola mostram alta de 1,5% na terceira quadrissemana do mês, contra 0,72% na segunda.

Cancelamento
A Bunge do Brasil conseguiu ontem o cancelamento do registro na Bovespa. A empresa adquiriu, em oferta pública, R$ 797,5 milhões, somando o total de 1.853 negócios. A empresa mantinha 16,5% do capital negociado no mercado aberto.

Planilha de custos
A proximidade da cana-de-açúcar das usinas é fundamental hoje para reduzir custos. A partir de 10 km, cada 5 km a mais de distância os custos operacionais das empresas crescem de 2% a 3%. Uma cana distante 60 quilômetros das instalações de moagem pode representar custos operacionais de 20% a 30% maiores, segundo planilha de custos de uma empresa.

Duplicação de capacidade
Com a duplicação da capacidade produtiva de Olímpia (SP), inaugurada ontem, a Açúcar Guarani vai aumentar, ainda nesta safra, em 12,2% a produção de açúcar e em 14,4% a de álcool.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Setor elétrico evita perda maior na Bolsa
Próximo Texto: Negociações: Mercosul condiciona concessão à UE a ganho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.