São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles alerta para riscos da expansão do crédito no Brasil

DA FOLHA ONLINE

De olho no volume de crédito no país, o presidente do BC, Henrique Meirelles, alertou para os riscos do crescimento na concessão de empréstimos. "Uma das grandes lições da crise é que o crédito tem seus problemas criados na expansão, não aparecem na retração", disse em evento em São Paulo.
Para ele, "do ponto de vista macro, é fundamental que o país mantenha política econômica e monetária sustentável e saudável, com relação cadente entre dívida pública e PIB". Do ponto de vista micro, ele avalia ser importante que, "principalmente nas áreas de crédito, isso seja bem gerenciado".
O cadastro positivo foi lembrado como uma ferramenta que "poderá expandir bastante a capacidade de análise de crédito" ao propiciar o acesso ao histórico do bom pagador.
Mais tarde, em sua estreia pública como político do PMDB, na Câmara dos Deputados, Meirelles esforçou-se para dar um tom econômico a uma reunião claramente política. Em encontro dos deputados do partido, defendeu a modernização das regras cambiais no país, em estudo no BC, como um instrumento para evitar a valorização excessiva do real.
Não falou em medidas específicas, mas citou as restrições impostas aos fundos de pensão para aplicar o dinheiro das suas reservas no exterior como regras da "época do controle cambial" e "que podem ser discutidas". (TATIANA RESENDE)

Colaborou a Sucursal de Brasília



Texto Anterior: Expectativa de aumento na Selic eleva juro
Próximo Texto: Bolsa de SP recua 2,96%, pior resultado em 4 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.