São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No ano, lucro de banco não pára de aumentar

DA REPORTAGEM LOCAL

Os lucros dos bancos que operam no Brasil não param de aumentar. No primeiro semestre deste ano, os bancos registraram lucro de R$ 9,7 bilhões, cifra 45% maior que o resultado obtido nos seis primeiros meses de 2001.
O lucro do Banespa, por exemplo, teve crescimento de 404% nos nove primeiros meses do ano, em relação a igual período do ano passado, totalizando R$ 2,323 bilhões. Apenas no primeiro semestre deste ano, o Banespa já havia registrado lucro 426,89% maior que em mesmo período do ano anterior.
A CEF (Caixa Econômica Federal) conseguiu, no primeiro semestre deste ano, o maior lucro já alcançado pela instituição durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
A escalada do dólar e o aumento dos juros básicos e das taxas pagas pelos títulos públicos têm impulsionado os ganhos recordes dos bancos neste ano. As instituições financeiras são as principais detentoras dos títulos públicos. Com a maior dificuldade encontrada pelo governo para rolar suas dívidas no ano, os bancos aproveitaram para ganhar exigindo taxas cada vez mais elevadas para aceitar papéis públicos.


Texto Anterior: Crédito: Juros no cartão devem subir mais ainda
Próximo Texto: Taxa alta deverá frear o consumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.