São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

BC eleva percentual da dívida renegociada; Ibovespa tem ganho e moeda dos EUA, baixa de 0,41%

Em dia de bom humor, Bolsa sobe e dólar cai

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado financeiro manteve o bom humor durante todo o dia de ontem, e o dólar fechou com queda de 0,41%, vendido a R$ 3,595. Após a subida de 4,2% na terça-feira, o risco-país teve baixa de 2,3%, para 1.624 pontos.
A Bolsa de Valores de São Paulo subiu 0,93%, após duas quedas consecutivas. O volume, influenciado pela véspera do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, foi o mais baixo da semana e somou R$ 374,2 milhões.
Mais uma vez a atenção dos investidores esteve voltada para o leilão promovido pelo Banco Central para a rolagem da dívida cambial que vence na próxima segunda-feira. Depois do fracasso no incremento do percentual de rolagem no dia anterior, o BC conseguiu aumentar de 24,4% para 37,2% o percentual da dívida renegociada.
As taxas médias pedidas pelos bancos foram menores do que na terça-feira, mas a demanda por títulos, segundo investidores, "poderia ter sido melhor". Se isso acontecesse, talvez o Banco Central rolasse uma parte maior da dívida.
A expectativa é que a autoridade monetária promova pelo menos mais dois leilões, hoje e amanhã, aumentando o volume renegociado. Entretanto a rolagem integral da dívida seria uma surpresa, tanto pelas atuais condições do mercado como pela estratégia que vem sendo adotada pelo BC, de preferir resgatar apenas uma parte dos vencimentos a pagar as taxas pedidas para a rolagem total da dívida.
Segundo operadores, a divulgação da ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) da semana passada trouxe a expectativa de nova alta dos juros devido ao aumento da inflação. Entretanto, se para alguns essa seria uma "medida necessária", outros duvidam que ela será tomada pela atual equipe do BC, às vésperas do final do mandato.
Na Bovespa, o maior destaque positivo foi o papel preferencial da Net, que fechou com alta de 17,1% e ficou entre os dez mais negociados. A ação PN da Cesp obteve a segunda maior valorização do pregão, subindo 9,2%, seguida pela Tele Leste Celular PN, que ganhou 7,5%.
As maiores baixas entre as empresas que compõem o índice Ibovespa foram Braskem PNA (3,5%), Ipiranga Petróleo PN (3,2%) e Eletropaulo PN (2,2%).
(GEORGIA CARAPETKOV)


Texto Anterior: Investimentos: Fundos voltam ao azul após sete meses
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.