São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

UM DEGRAU A MAIS
O suco de laranja começa a recuperar preços, mas terá de subir "um degrau a mais" para equilibrar demanda e oferta. A opinião é de Fábio Zucchi Rodas, presidente da Montecitrus. Motivo: quebra de safra nos laranjais paulistas (devido a doenças) e nos da Flórida (por causa dos furacões).

SEM SUBSTITUTO
Rodas diz que esse preço deve ser sustentado porque o Brasil tem de fornecer suco ao mundo todo. Além disso, os substitutos naturais do suco de laranja também estão com negociações em patamares elevados. É o que ocorre tanto com o suco de maçã como com o de abacaxi, diz ele.

SUSTENTABILIDADE
O Ministério da Agricultura e a Embrapa vão criar um índice de sustentabilidade para garantir qualidade e competitividade aos produtos agropecuários. A medida visa atender exigências externas e internas.

DOCE SABOR
Aumenta a pressão nos preços do açúcar Os preços do açúcar alcançaram a maior cotação desde 1989 em Londres, devido a especulações de que o salto das cotações do petróleo obrigará o Brasil a utilizar mais cana na produção de etanol, em detrimento da fabricação de açúcar. O produto refinado subiu 89% em 12 meses, no momento em que o Brasil, o maior produtor mundial de açúcar não-refinado e o maior consumidor mundial de álcool combustível, utilizou uma parcela maior da safra para a fabricação do combustível. O petróleo subiu ontem para o maior patamar em sete semanas em Nova York, devido ao receio de que os estoques de gasolina estejam baixando nos EUA. A produção mundial de açúcar também caiu devido a danos causados por condições climáticas adversas, segundo a Bloomberg.

SEM COOPERAÇÃO
A China frustra os esforços mundiais no combate a uma possível pandemia letal ao reter amostras do vírus da gripe aviária, segundo a Organização Mundial da Saúde.

TABAPUÃ NO PALCO 1
A fazenda Água Milagrosa, berço da raça tabapuã, será palco de agitado leilão da raça em 23 de abril. Fábio Zucchi Rodas, novo proprietário da fazenda, coloca em leilão 50 lotes "da elite da elite tabapuã", segundo ele.

TABAPUÃ NO PALCO 2
Uma das novidades do leilão, que será na fazenda em Tabapuã (SP), é que Rodas, originalmente do setor de citricultura, já tem garantida a presença de pesos pesados não só da pecuária mas também de outros setores da economia. Ele quer um avanço cada vez maior da raça pelo país.


Texto Anterior: Crise no campo: Pacote agrícola deve sair em até 15 dias
Próximo Texto: Economia global: Fed eleva juros e indica novos aumentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.