São Paulo, sábado, 29 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxa já caiu, afirma Febraban

da Sucursal de Brasília

A Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) informou que todas as instituições financeiras reduziram suas taxas de juros após o BC anunciar a última redução do compulsório sobre depósitos à vista.
""Todos os bancos já fizeram uma redução nominal de 1%, mesmo antes de a medida entrar em vigor. Acreditamos que o objetivo está sendo cumprido", afirmou o diretor de Produtos de Financiamento da entidade, Antonio Fernando Burani, vice-presidente do Bradesco.
A última redução do compulsório sobre depósitos à vista começou a vigorar no final de março, mas foi anunciada pelo BC duas semanas antes de ser adotada.
Burani afirmou que a resposta do mercado foi imediata e que novas reduções nos juros serão feitas quando o BC reduzir o compulsório novamente. ""Não tenho dúvidas de que o repasse (da redução de custos) continuará sendo feito com novas quedas."
A queda do compulsório, segundo ele, terá impacto direto sobre os juros dos cheques especiais -considerados pelo BC como elevados porque não há muita concorrência entre os bancos nesse tipo de operações de crédito.
De acordo com a assessoria de imprensa da Febraban, os juros cobrados no cheque especial são maiores porque a operação é de curto prazo e deve ser usada somente para cobrir a falta de dinheiro por alguns dias. Para quem precisa de empréstimo por mais de 30 dias, o crédito pessoal é mais indicado.


Texto Anterior: "Crédito no Brasil é dos mais baixos'
Próximo Texto: Opinião Econômica - Luiz Augusto Horta Nogueira: Como anda a qualidade de nossos combustíveis?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.