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Com fábricas em 5 países, pioneira
Marcopolo quer ampliar atuação
DA REPORTAGEM LOCAL
A Marcopolo, fabricante de carrocerias para ônibus, é uma das
marcas brasileiras mais antigas
no exterior. A exportação começou em 61 e, em 91, a companhia
montou, em Portugal, a sua primeira fábrica "internacional".
Hoje tem unidades em cinco países e está de olho em mais alguns.
O que a Marcopolo fez é o que o
Brasil gostaria que outras empresas fizessem: instalar fábricas no
exterior para a montagem dos
produtos -partes e peças dos
produtos devem vir do Brasil para
gerar exportações. A Marcopolo
exporta por ano cerca de US$ 160
milhões, metade desse valor é
destinada às filiais no exterior e
50% aos clientes estrangeiros. Espera-se elevar em 10% as vendas
externas em 2002. "Vamos manter a estratégia de levar para as fábricas no exterior as principais
peças para montagem das carrocerias. Não faz sentido produzi-las lá fora, a não ser que o dólar
continue muito desfavorável às
exportações", diz José Rubens de
la Rosa, diretor da Marcopolo.
A Tramontina, especializada na
produção de talheres e que tem a
marca no exterior, optou por centros de distribuição nos EUA e na
Alemanha, além de escritórios de
vendas na França, México, Chile e
Colômbia. "Não temos experiência em operar indústria fora do
Brasil, nem planos para isso", diz
Clóvis Tramontina, do conselho
administrativo do grupo.
A empresa exporta US$ 85 milhões para suas unidades no exterior -cerca de 36% do seu faturamento. Os produtos vão para cerca de cem países.
(FF)
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