São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula ressalta progressos do setor industrial

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, devido aos avanços tecnológicos da indústria, se tivesse que ser novamente operário, teria que voltar para o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). "Tenho dito que, se voltasse ao chão de fábrica, provavelmente teria que passar antes pelo banco do Senai para reaprender princípios de operação industrial, que estão em permanente mutação."
Lula deixou de trabalhar como operário e virou sindicalista no início da década de 80.
Ele discursou ontem, no Palácio do Planalto, no lançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.
Para Lula, países em desenvolvimento como a Coréia do Sul e a China passaram à frente do Brasil porque o país tomou decisões equivocadas nos anos 90 em relação ao desenvolvimento tecnológico.
"Nos anos 90, o Brasil cometeu o erro de achar que estávamos condenados a não ter acesso às bases tecnológicas do progresso. Restaria ao Brasil o papel de um importador tecnológico." Lula comparou o Brasil à Coréia e disse que, em 1980, a população de ambos tinha o mesmo nível de renda. Hoje a daquele país é três vezes superior à brasileira.


Texto Anterior: Lei de Inovação mudaria incentivos
Próximo Texto: CUT diz que terá "peleja" com Palocci sobre IR
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.