São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARKETING

Modelo está ultrapassado

"Brasil usa promoção externa dos anos 70"

DA REPORTAGEM LOCAL

A promoção dos produtos brasileiros no exterior é baseada em um modelo ultrapassado, criado e utilizado com frequência nos anos 70.
O modelo se resume à participação em feiras setoriais e em rodadas de negócios.
Para Marco Aurélio Machado, diretor da agência ProMaker, essa é uma das causas que impedem o Brasil de aumentar sua fatia no comércio exterior.
Hoje o país, uma das dez maiores economias do planeta, responde por apenas 1% de todas as transações comerciais do mundo.
"Promoção com os intermediadores funciona mais para produtos básicos", afirmou Machado, na semana passada, durante sua exposição no "Arena do Marketing", ciclo de palestras promovido pela Folha.
"Mas não se pode tratar produtos de maior valor agregado como se fossem commodities. É preciso se aproximar do consumidor final", acrescentou.
Segundo Machado, investir na construção de uma marca forte é tão ou mais importante do que se preocupar com a expansão da capacidade da indústria.
"As grandes marcas internacionais hoje não pertencem a empresas com base industrial", concluiu o publicitário.




Texto Anterior: Proposta beneficia mau pagador, diz a Receita
Próximo Texto: Multimídia: Crise vai além do massacre da Internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.