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MARKETING
Modelo está ultrapassado
"Brasil usa promoção externa dos anos 70"
DA REPORTAGEM LOCAL
A promoção dos produtos brasileiros no exterior é baseada em
um modelo ultrapassado, criado e
utilizado com frequência nos
anos 70.
O modelo se resume à participação em feiras setoriais e em rodadas de negócios.
Para Marco Aurélio Machado,
diretor da agência ProMaker, essa
é uma das causas que impedem o
Brasil de aumentar sua fatia no
comércio exterior.
Hoje o país, uma das dez maiores economias do planeta, responde por apenas 1% de todas as
transações comerciais do mundo.
"Promoção com os intermediadores funciona mais para produtos básicos", afirmou Machado,
na semana passada, durante sua
exposição no "Arena do Marketing", ciclo de palestras promovido pela Folha.
"Mas não se pode tratar produtos de maior valor agregado como
se fossem commodities. É preciso
se aproximar do consumidor final", acrescentou.
Segundo Machado, investir na
construção de uma marca forte é
tão ou mais importante do que se
preocupar com a expansão da capacidade da indústria.
"As grandes marcas internacionais hoje não pertencem a empresas com base industrial", concluiu
o publicitário.
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