São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FMI ainda faz exigências para fechar acordo

DE BUENOS AIRES

O FMI (Fundo Monetário Internacional) informou ontem que iniciou a etapa de "ativas negociações" com a Argentina, mas deixou claro que o país ainda precisa avançar em quatro pontos para "acelerar" o fechamento de um acordo.
A informação foi divulgada por meio de nota assinada pelo diretor-gerente do FMI, Horst Köhler, que se reuniu ontem com o ministro Roberto Lavagna (Economia), em Washington.
A ajuda, no entanto, ainda está condicionada a avanços em quatro pontos. O FMI quer que o país assine os acordos definitivos para a redução do déficit das Províncias, resolva "os críticos problemas do setor bancário", desenvolva um programa econômico e monetário sustentável e reforce a independência do BC.
O Fundo enviará nova missão ao país na próxima semana. Além disso, o organismo propôs que um grupo de especialistas estrangeiros ajude o país a elaborar o programa monetário.
Lavagna também não teve sucesso na reivindicação feita ao Fundo e aos outros organismos financeiros internacionais para que adiassem o pagamento de dívidas de US$ 1,7 bilhão que vencem no próximo dia 15. Dessa forma, o país pode ser obrigado a usar as reservas.



Texto Anterior: Violência na Argentina: Fotos indicam que policial matou piqueteiro
Próximo Texto: Crime: EUA acusam casa de câmbio do Brasil de remessa ilegal de dólares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.