São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Preocupação futura
A Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas está preocupada com a oferta futura de milho no país. Se não forem implementadas rapidamente medidas de apoio a essa cultura, o desabastecimento em 2003 será maior do que o deste ano, segundo a associação.

Mais leilões
A Conab coloca em leilão mais 25 mil toneladas de milho de seus estoques no próximo dia 4. O leilão será para suprir os consumidores das regiões Norte e Nordeste, dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e do norte e da Zona da Mata de Minas Gerais.

Na contramão
O quadro atual da avicultura preocupa. A alta do milho e do farelo de soja elevou os custos. Neste mês, o preço médio do quilo do frango vivo foi de R$ 0,95 na granja, diz o analista José Carlos Teixeira, 11% inferior ao de junho de 2001. No mesmo período, os custos de produção subiram 16%.

Boi sobe
A arroba de boi subiu ontem para R$ 43,50 no Estado de São Paulo. A alta ocorreu devido à pouca oferta de animais destinados ao abate, segundo José Vicente Ferraz, da FNP. Os pecuaristas esperam reajuste dos preços na próxima semana devido ao pagamento de salários. A semana deverá ser iniciada com pressão nos preços, segundo Ferraz.

Surpreendeu
Os dados de plantio referentes aos Estados Unidos, divulgados ontem pelo Usda, surpreenderam. O mercado previa uma área de pelo menos 30 milhões de hectares com soja, mas o Usda manteve a área de março, de 29,5 milhões. No caso do milho, a área ficou em 31,9 milhões de hectares.

Crédito para café
O crédito ao programa de estocagem de café deve fluir mais rapidamente para a lavoura a partir de agora, segundo Jaime Payne, diretor do Departamento de Café do Mapa. Ontem foram assinados os primeiros contratos em Poços de Caldas (MG).

Mais quedas
Os preços internos do café mantiveram tendência de queda neste mês, segundo acompanhamento de preços do Cepea. Os preços físicos do café arábica recuaram 1%, menos, no entanto, do que na Bolsa de Nova York, onde a queda foi de 5,1%.

Comercialização fraca
Segundo o Cepea, todas as regiões cafeeiras já iniciaram a colheita 2002/3, e pelo menos 25% da safra já foi colhida. Cerca de 15% desse café foi beneficiado e apenas 10% dele comercializado, segundo o Cepea.

Safra no Sul
A Emater do Rio Grande do Sul diz que foi retomada a safra de milho, interrompida devido às chuvas das semanas anteriores. Restam, para serem colhidos, apenas 8% da safra. O plantio do trigo, que também esteve interrompido devido à umidade, foi reiniciado. Da área destinada à lavoura, 86% já foram semeados.

Sem negócios
Os dados da Emater mostram que os produtores de milho, de soja e de arroz do Rio Grande do Sul estão fora do mercado. Eles vendem apenas o suficiente para pagar dívidas e esperam novas altas de preços para reiniciar a comercialização de seus produtos.

e-mail: mzafalon@folhasp.com.br



Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar encerra semana com queda de 0,7%
Próximo Texto: Conjuntura: IBGE constata interiorização da indústria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.