UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai projeção do mercado para a inflação e os juros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Analistas de mercado consultados pelo Banco Central reduziram, pela oitava semana seguida, suas projeções para a inflação deste ano. Segundo o levantamento, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve ficar em 10,13%, contra 10,62% apontados pela pesquisa divulgada na semana passada.
O IPCA é o índice que serve de parâmetro para a meta de inflação do governo, fixada em 8,5% para este ano. Ainda assim, os analistas parecem apostar numa nova redução dos juros no mês que vem.
Segundo a pesquisa, a taxa Selic deve ser reduzida em um ponto percentual, passando para 23,5% ao ano no mês em agosto.
A expectativa do mercado, diz a pesquisa do BC, é que, no período que vai de julho deste ano a junho de 2004, o IPCA registre alta de 6,5%, contra 7% projetados na pesquisa anterior.
Nos contratos futuros negociados na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), projeta-se que os juros praticados entre os bancos ficarão acumulados em 20% nos próximos 12 meses. Isso significa que, com a menor expectativa de alta do IPCA, os juros reais (descontada a inflação) subiriam de 12,2% para 12,7%.


Texto Anterior: Dragão adormecido: Fipe agora prevê deflação em julho em SP
Próximo Texto: Dois pesos, duas medidas: Queda dos preços não é igual para todos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.