São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPITAL EM TRANSE

Depois de esboçar alta, mercados caem ao pior nível em duas semanas; perdas contagiam a Europa

Tecnológicas derrubam Bolsas dos EUA

DA REDAÇÃO

As Bolsas dos EUA caíram ontem aos piores níveis das duas últimas semanas. Perspectivas ruins para as empresas de alta tecnologia, como a Nortel e a Sun Microsystems, fizeram com que os investidores vendessem papéis do setor. A Nasdaq, Bolsa que concentra ações de empresas tecnológicas, caiu 2,48%, e o Dow Jones recuou 1,48%.
Sem sinais de recuperação nos investimentos em tecnologia, os papéis das empresas do setor, que lideraram a "bolha" dos mercados financeiros em 1999 e 2000, puxam as perdas neste ano, diante de um cenário de superinvestimento e perspectiva de crescimento fraco nos próximos meses. Além disso, algumas companhias da chamada "nova economia" respondem a processos por fraude contábil, caso da WorldCom, e outras estão sob suspeita, como a AOL Time Warner.
"Adoraríamos ter motivos para comprar tecnológicas, aproveitando a queda dessas ações", disse Donna Van Vlack, diretora da Brandywine Asset Management. "Mas temos de ter em mente que ainda vai levar algum tempo para curar as feridas e para ajustar o excesso de capacidade."
Muitos investidores também aproveitaram para embolsar os lucros das semanas anteriores. Em um mês, o índice Standard & Poor's 500 subiu cerca de 20%, depois de ter atingido um recorde de baixa em julho.
Segundo Jack Schwetje, corretor sênior do Deutsche Bank Securities, os investidores estão ansiosos por colocar dinheiro no mercado, mas continuam à espera de sinais claros de uma recuperação econômica. "Ninguém está fazendo apostas sérias na recuperação", disse.
Seguindo a tendência, o dia também foi de perdas para o mercado europeu. Frankfurt sofreu um tombo de 4,38%, Paris caiu 4,22% e Londres recuou 3,6%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Maioria vende botijão acima de R$ 23
Próximo Texto: Justiça: Ex-donos do Excel processam a Andersen
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.