UOL


São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forte quebra no café derruba o PIB agrícola

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A retração do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre não poupou nem mesmo a agropecuária, setor que vem dando fôlego à economia e que neste ano deve trazer US$ 28 bilhões com as exportações.
A queda no segundo trimestre foi de 1,2% em relação ao primeiro e ocorreu basicamente pela forte quebra na produção de café, diz Roberto Olinto, do IBGE. Mas as perspectivas para este ano ainda são muito boas para a agricultura, diz ele.
A produção de café, que chegou a 48 milhões de sacas no ano passado, deverá ficar próxima de 30 milhões neste ano. Seca, cuidados menores com a cultura e bianualidade -safra boa em um ano seguida de ruim em outro- são os principais motivos dessa quebra.
As estimativas otimistas indicaram 50 milhões de sacas em 2002. As pessimistas indicam menos de 28 milhões neste, com quebra próxima de 45%.


Texto Anterior: Construção civil leva tombo maior
Próximo Texto: Novo acordo: "Pai" do Consenso de Washington é contra o Brasil renovar com o FMI
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.