São Paulo, Domingo, 29 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vazamento se torna caso de polícia

da Reportagem Local

Alguns dos embates entre postos e distribuidoras de combustíveis por causa de vazamentos foram parar na polícia ou na Justiça.
Na última sexta-feira, o Auto Posto JBF, de Interlagos (zona sul de São Paulo), apresentou à Delegacia do Meio Ambiente um pedido de abertura de inquérito policial para apurar responsabilidades da Esso, com a qual tinha contrato.
No pedido, Fernando Luiz Turella Borges, advogado e herdeiro do posto, diz que surgiram diferenças no estoque de gasolina, indicativo de vazamento, mas a distribuidora impunha condições para corrigir o problema.
O posto pediu perícia judicial dos tanques, que detectou furos, ferrugem e que a instalação não respeitava as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O posto estava instalado em área de mananciais, próximo à represa de Guarapiranga, para onde pode ter ido parte da gasolina vazada.
Outro posto Esso, o Janaína, em Santa Cecília (região central), vazou próximo ao córrego Anhanguera, canalizado, e também move ação contra a distribuidora.
Em Barueri (SP), o Ministério Público pediu instauração de inquérito policial contra a Esso para apuração de crime ambiental "por fazer funcionar estabelecimento potencialmente poluidor".

Outro lado
Carlos Alberto Piotrowski, gerente de desenvolvimento de negócios da Esso, afirma que a instalação dos tanques da empresa obedece às normas internacionais e aos padrões da ABNT.
Sobre o caso dos três postos, Piotrowski diz que a Esso é "extremamente responsável" e que ações são uma forma de exercer pressão sobre a empresa por conta de interesses particulares.
Segundo ele, houve vazamento no passado e foram definidos monitoramento do JBF e reforma do Janaína.


Texto Anterior: Postos têm dívida ambiental de R$ 3 bi
Próximo Texto: Opinião Econômica: Patrícios, mascates e deputados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.