São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel da Câmara deve ter auditoria externa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Mesa Diretora da Câmara aprovará hoje a contratação de uma auditoria externa para apurar os motivos da pane do painel eletrônico. O presidente da Casa, Aécio Neves (PSDB-MG), vai recomendar a contratação de técnicos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Foi a primeira vez que o sistema eletrônico entrou em pane durante votações. O defeito provocou desconfianças principalmente dos deputados da base governista. "Há indícios fortes de fraude. Deve haver uma apuração rigorosa. Em 20 anos de Casa, nunca vi isso", afirmou o deputado Ney Lopes (PFL-RN), relator do projeto que estava em votação.
A oposição também levantou suspeitas. "Muito estranho isso. Quem garante que não viram a lista com a derrota do governo e provocaram uma pane no sistema antes da divulgação?", disse o deputado Carlito Merss (PT-SC).
O secretário da Mesa, Mozart Viana, informou que a votação pelo sistema eletrônico foi anulada porque não houve a exposição dos votos nos painéis colocados no plenário -uma exigência nas votações abertas.
Apesar da pane no painel, seria possível verificar os votos dos deputados em uma lista impressa, mas isso demoraria alguns minutos para ocorrer. O presidente da Câmara decidiu eliminar essa possibilidade porque não seria possível expor os votos no painel para que os deputados pudessem conferir o resultado.
Antes de iniciar a votação nominal, Aécio determinou que a sala de controle do painel eletrônico, localizada próxima ao plenário, fosse esvaziada, fechada e protegida por seguranças. Às 20h30, a sala foi lacrada, após ser vistoriada por representantes de partidos.
Uma fita com a assinatura dos deputados foi colada na porta. Se a porta for aberta, o lacre será rompido, indicando que a sala terá sido violada. A porta será protegida por seguranças até o início da perícia técnica.
O sistema de votação eletrônico é controlado por uma empresa privada, a Montreal.



Texto Anterior: Após o mistério do painel, governo foge da votação
Próximo Texto: Paim pode perder o mandato por falta de decoro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.