São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despenca redução de consumo de luz

CLÁUDIA DIANNI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O consumo de energia elétrica no conjunto das regiões afetadas pelo racionamento na terça-feira foi o mais alto desde junho, quando o plano entrou em vigor.
O Sudeste e o Centro-Oeste diminuíram os gastos em apenas 6,5%, o Nordeste, em 10,5% e o Norte, em 18,4%.
No resultado acumulado no mês, nenhuma região está cumprindo as metas do racionamento. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a redução nesse período ficou em 16,1%. A redução no Nordeste ficou em 12,1%. A meta é redução de 20%.
A redução acumulada na região Norte (leste do Pará e partes de Tocantins e Maranhão, segundo classificação do setor elétrico) foi de 19,6%. Conforme os dados do governo, a região Nordeste é a que está em pior situação.

Abrandamento
Desde que, na semana passada, o governo anunciou o abrandamento das metas a partir de dezembro, todas as regiões aumentaram o consumo.
Mesmo assim, o ministro de Minas e Energia, José Jorge, afirmou ontem que o governo poderá afrouxar ainda mais as metas para as cidades cujo o consumo de energia durante o verão é muito maior do que durante os meses de inverno.
Segundo ele, o governo estuda até permitir que esses municípios gastem um percentual, ainda a ser definido, maior do que no ano passado.
Um exemplo de cidade que poderá ser beneficiada é o Rio de Janeiro. Mas o ministro não disse quantos municípios serão incluídos na lista.

Natal
A nova revisão das metas ainda está em discussão na GCE (Câmara de Gestão da Crise de Energia), mas, segundo o ministro, a mudança deverá ser divulgada antes do Natal. De acordo com José Jorge, o governo vai considerar a sazonalidade de cada cidade.
A partir de dezembro, a meta de redução de consumo cairá de 20% para 12% no Sudeste e no Centro Oeste (7% nas cidades turísticas), para 17% no Nordeste (12% nas turísticas) e para 5% no Norte, inclusive nos municípios turísticos.
É exatamente nessas cidades que o governo poderá rever a mudança que foi anunciada na semana passada.

Reservatórios
Segundo os dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível de água nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estava em 22,1% da capacidade até o dia 27 -9,95 pontos percentuais acima do previsto pelo governo.
Na região Nordeste, os reservatórios estavam com 7,64% da capacidade, o que representa 3,13 pontos percentuais acima do previsto.


Texto Anterior: Salto no escuro: Tesouro pode bancar perdas de energéticas
Próximo Texto: Agricultura: Soja deve representar metade da safra do país em 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.