São Paulo, domingo, 30 de abril de 2000


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Fechar unidade é modernizar, diz Telemar

EDUARDO DE OLIVEIRA
da Agência Folha

A Telemar, empresa que opera o sistema de telefonia fixa nas regiões Norte, Nordeste e parte da Sudeste do país, fechou todas as lojas de atendimento ao público na Bahia, em Alagoas e em Sergipe depois da privatização.
Nesses Estados, os serviços aos assinantes foram concentrados na central de atendimento telefônico ("call center", 104) em Salvador. A central só faz atendimento telefônico, sem contato direto com o público.
Juarez Queiroz, vice-presidente de Marketing da Telemar, disse que o fechamento dos postos faz parte de um "processo de modernização" do atendimento ao cliente. Todos os postos na área de atuação da concessionária deverão ser fechados até o final do ano, envolvendo todos os Estados Norte, Nordeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais.
"É um processo de simplificação. Por que o consumidor deveria sair de casa se pode resolver seu problema pelo telefone?", disse Queiroz. As equipes de reparo não são mais compostas por funcionários da empresa -estão terceirizadas.
Ele disse também que não importa o local onde esteja instalado o "call center" e sim "a qualidade do serviço que é prestado".

Contestação
Os sindicatos de telefônicos dos três Estados contestam a empresa e dizem que o atendimento piorou.
O Ministério Público de Sergipe move uma ação civil pública na Justiça contra a concessionária em razão da transferência para a Bahia do atendimento.


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