São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

Retração do mercado faz empresa reduzir ritmo da produção

Fiat dará férias coletivas em junho

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Fiat Automóveis, com sede em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, informou ontem que o desaquecimento da economia, com retração do mercado automotivo, fará com que a montadora italiana antecipe de julho para junho as férias de parte dos seus funcionários.
De acordo com a assessoria da empresa, entre os dias 10 e 30 do próximo mês cerca de mil trabalhadores da chamada primeira turma da família Palio estarão de férias. São, ao todo, 9.000 trabalhadores na fábrica de Betim.
A empresa não soube informar se a decisão vai afetar também as empresas fornecedoras de peças que estão no entorno da fábrica.
A Fiat produz 1.800 carros por dia. São cerca de 35 mil veículos, em média, vendidos por mês. Havia a expectativa de que ao menos essa quantidade de veículos fosse comercializada, mas isso não deverá acontecer. Para não ficar com grande estoque, decidiu-se pela antecipação das férias na linha Palio. Os números ainda não foram fechados, mas as concessionárias, não apenas as da Fiat, estão estimando redução nas vendas entre 6% e 10%.
No ano passado, a Fiat liderou as vendas entre as montadoras instaladas no país . Foram 415.405 unidades vendidas, o que representou 27,4% de participação no mercado automotivo nacional.
Mercedes-Benz
A DaimlerChrysler (proprietária da Mercedes-Benz) confirmou ontem que pretende cortar 700 empregos em São Bernardo e Campinas. Uma reunião entre empresa e trabalhadores foi marcada para o próximo dia 7 para discutir o assunto.



Texto Anterior: Opinião Econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Juros indecentes
Próximo Texto: Governo vai relançar Proger antidesemprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.