UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Responsabilizar trabalhador é uma "aberração", diz CUT

DA REPORTAGEM LOCAL

A CUT classificou ontem como "aberração" o fato de o Banco Central justificar a manutenção dos juros altos em razão dos reajustes salariais concedidos aos trabalhadores no início do ano.
"Isso é, no mínimo, uma aberração. O movimento sindical reivindica a inflação passada para recuperar o poder de compra dos salários, recuperar o que a inflação já corroeu. Não pode ser responsabilizado pela inflação passada, nem pela futura e muito menos ainda pela manutenção dos juros altos", disse o presidente da CUT, João Felício. "Manter os juros altos é a única forma que o governo encontrou para segurar a inflação."
O sindicalista diz que o temor do Copom de que o reajuste dos salários -com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses- possa estimular a indexação da economia não tem fundamento.
"A maioria das categorias profissionais não tem conseguido reajustes acima da inflação. Os acordos, no máximo, repõem a inflação, que já corroeu os salários, como mostram os dados do Dieese." Felício também afirmou que a queda na renda dos trabalhadores da região metropolitana de São Paulo foi de 28,3% no período de 97 a 2002.
Segundo o presidente da CUT, a massa salarial do país tem diminuído significativamente. "A massa salarial do país, nos últimos dez anos, passou de 44% do PIB [Produto Interno Bruto] para 36% até o final do ano passado. "Se ganhávamos menos do que ganhamos hoje, como podemos ser responsabilizados pela volta da inflação?"
Felício afirmou ainda que o "cidadão que escreveu isso na ata [do Copom] carece de conhecimento de economia ou quer dividir a responsabilidade dos juros altos com os trabalhadores". A CUT vai discutir em seu congresso nacional, que acontece na próxima semana em São Paulo, uma campanha contra os juros altos.
A Força Sindical já divulgou que pretende fazer manifestações contra a política econômica do governo. (CLAUDIA ROLLI)


Texto Anterior: Ano do dragão: BC culpa reajuste de salário por manter juro
Próximo Texto: Um terço dos juros é gordura de bancos, diz Dirceu
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.